SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PEDAGOGICAL PRACTICES IN MULTIGRADE CLASSROOM: MAIN SOCIO-EDUCATIONAL CHALLENGES IN CHILEASSESSMENT OF A PEER TUTORING PROGRAM FROM THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TRANCOSO, Alcimar Enéas Rocha  and  REIS, Rosemeire. CRIATIVIDADE NO COTIDIANO DE JOVENS: O LUGAR DA ESCOLA E DA EXPERIÊNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07308.  Epub Aug 27, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147308.

Analisamos em que medida a experiência escolar e as manifestações criativas cotidianas se relacionam. Realizamos pesquisa qualitativa, sócio-histórica, utilizando entrevistas semiestruturadas com sete jovens estudantes, analisadas a partir dos núcleos de significação estabelecidos. A experiência social, de princípios heterogêneos, foi compreendida como forma de designar as condutas, produzidas a partir da combinação de distintas lógicas de ação. Os jovens pesquisados se consideraram criativos. A experiência escolar se vinculava à criatividade na vida cotidiana na medida em que se conectavam nas redes de espaços que se estabeleciam na experiência juvenil de cada um. A escola, e o que ela representava para eles, não era interpretada como locus significativo para a experiência dos atores.

Keywords : CRIATIVIDADE; ESCOLA; JUVENTUDE; EXPERIÊNCIA SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )