SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN AULA MULTIGRADO: PRINCIPALES DESAFÍOS SOCIOEDUCATIVOS EN CHILEEVALUACIÓN DE UN PROGRAMA DE TUTORÍA ENTRE PARES DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

TRANCOSO, Alcimar Enéas Rocha  y  REIS, Rosemeire. CRIATIVIDADE NO COTIDIANO DE JOVENS: O LUGAR DA ESCOLA E DA EXPERIÊNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07308.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147308.

Analisamos em que medida a experiência escolar e as manifestações criativas cotidianas se relacionam. Realizamos pesquisa qualitativa, sócio-histórica, utilizando entrevistas semiestruturadas com sete jovens estudantes, analisadas a partir dos núcleos de significação estabelecidos. A experiência social, de princípios heterogêneos, foi compreendida como forma de designar as condutas, produzidas a partir da combinação de distintas lógicas de ação. Os jovens pesquisados se consideraram criativos. A experiência escolar se vinculava à criatividade na vida cotidiana na medida em que se conectavam nas redes de espaços que se estabeleciam na experiência juvenil de cada um. A escola, e o que ela representava para eles, não era interpretada como locus significativo para a experiência dos atores.

Palabras clave : CRIATIVIDADE; ESCOLA; JUVENTUDE; EXPERIÊNCIA SOCIAL.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )