SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51CREATIVITY IN THE DAILY LIVES OF YOUNG PEOPLE: THE PLACE OF SCHOOL AND EXPERIENCEAFFILIATION IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL FROM THE PERSPECTIVE OF THE STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARINS, Kéren-Hapuque Cabral de  and  LOURENCO, Gerusa Ferreira. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA POR PARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07218.  Epub Aug 27, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147218.

O objetivo do estudo foi propor um programa de Tutoria por Pares, no ensino fundamental - anos finais, e verificar sua influência na participação de um aluno público-alvo da educação especial (PAEE). Participaram um aluno PAEE, três alunos tutores, um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática. A coleta de dados envolveu cinco sessões de observações iniciais, trinta contínuas, oito reuniões de tutoria e seis entrevistas iniciais e finais. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que a Tutoria por Pares contribuiu para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no âmbito das interações e na sua capacidade de resposta às atividades em sala, o que culminou no aumento da sua participação e melhoras acadêmicas e sociais.

Keywords : EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; TUTORIA POR PARES; INCLUSÃO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )