SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LA CREATIVIDAD EN LA VIDA COTIDIANA DE LOS JÓVENES: EL LUGAR DE LA ESCUELA Y DE LA EXPERIENCIAAFILIACIÓN EN EL SEXTO AÑO DE EDUCACIÓN BÁSICA DESDE LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MARINS, Kéren-Hapuque Cabral de  y  LOURENCO, Gerusa Ferreira. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA POR PARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07218.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147218.

O objetivo do estudo foi propor um programa de Tutoria por Pares, no ensino fundamental - anos finais, e verificar sua influência na participação de um aluno público-alvo da educação especial (PAEE). Participaram um aluno PAEE, três alunos tutores, um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática. A coleta de dados envolveu cinco sessões de observações iniciais, trinta contínuas, oito reuniões de tutoria e seis entrevistas iniciais e finais. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que a Tutoria por Pares contribuiu para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no âmbito das interações e na sua capacidade de resposta às atividades em sala, o que culminou no aumento da sua participação e melhoras acadêmicas e sociais.

Palabras clave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; TUTORIA POR PARES; INCLUSÃO.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )