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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARINS, Kéren-Hapuque Cabral de  e  LOURENCO, Gerusa Ferreira. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA POR PARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07218.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147218.

O objetivo do estudo foi propor um programa de Tutoria por Pares, no ensino fundamental - anos finais, e verificar sua influência na participação de um aluno público-alvo da educação especial (PAEE). Participaram um aluno PAEE, três alunos tutores, um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática. A coleta de dados envolveu cinco sessões de observações iniciais, trinta contínuas, oito reuniões de tutoria e seis entrevistas iniciais e finais. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que a Tutoria por Pares contribuiu para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no âmbito das interações e na sua capacidade de resposta às atividades em sala, o que culminou no aumento da sua participação e melhoras acadêmicas e sociais.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; TUTORIA POR PARES; INCLUSÃO.

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