SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51EVALUACIÓN DE UN PROGRAMA DE TUTORÍA ENTRE PARES DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVAINFLUENCIAS EXTERNAS COMO ACTIVOS O PASIVOS EN LA ESCOLARIZACIÓN DE LOS ESTUDIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DANTAS, Lys Maria Vinhaes; SILVEIRA, Olivia Maria Costa; JUCA, Vládia Jamile dos Santos  y  SANTOS, Georgina Gonçalves dos. AFILIAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DOS ALUNOS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07322.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147322.

A transição para o sexto ano da educação básica é um processo que merece atenção, visto que o ano tem apresentado taxas de reprovação e abandono superiores àquelas encontradas nos demais anos finais, no Brasil. Neste texto, apresentamos a adaptação do conceito de afiliação, proposto por Coulon (2008) para a transição do ensino médio para o superior, e discutimos e refletimos sobre o uso do conceito para o sexto ano, a partir de um diagnóstico em uma escola pública de grande porte. Foram abordados os alunos de turmas regulares no 2º semestre de 2019 e analisou-se o conteúdo dos dados coletados. A afiliação é insuficiente para a análise de etnométodos criados pelos estudantes, mas é possível, ao complementá-la com uma dimensão relacional, ter uma visão abrangente da transição.

Palabras clave : ENSINO FUNDAMENTAL; AFILIAÇÃO; REPROVAÇÃO; ABANDONO ESCOLAR.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )