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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DANTAS, Lys Maria Vinhaes; SILVEIRA, Olivia Maria Costa; JUCA, Vládia Jamile dos Santos  e  SANTOS, Georgina Gonçalves dos. AFILIAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DOS ALUNOS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07322.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147322.

A transição para o sexto ano da educação básica é um processo que merece atenção, visto que o ano tem apresentado taxas de reprovação e abandono superiores àquelas encontradas nos demais anos finais, no Brasil. Neste texto, apresentamos a adaptação do conceito de afiliação, proposto por Coulon (2008) para a transição do ensino médio para o superior, e discutimos e refletimos sobre o uso do conceito para o sexto ano, a partir de um diagnóstico em uma escola pública de grande porte. Foram abordados os alunos de turmas regulares no 2º semestre de 2019 e analisou-se o conteúdo dos dados coletados. A afiliação é insuficiente para a análise de etnométodos criados pelos estudantes, mas é possível, ao complementá-la com uma dimensão relacional, ter uma visão abrangente da transição.

Palavras-chave : ENSINO FUNDAMENTAL; AFILIAÇÃO; REPROVAÇÃO; ABANDONO ESCOLAR.

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