SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51AFILIAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DOS ALUNOSCRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALMEIDA, Luana Costa. INFLUÊNCIAS EXTERNAS COMO ATIVOS OU PASSIVOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07376.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147376.

O artigo examina entrevistas semiestruturadas com sujeitos de diferentes segmentos de quatro escolas, eleitas por contraste, problematizando as influências externas como ativos ou passivos na trajetória escolar dos estudantes. Revela que tanto a influência da família quanto a do bairro são percebidas como potencializadoras ou não de um maior aproveitamento da oportunidade educacional disponível. Passando pelos modelos de socialização no bairro, recursos materiais disponíveis no lar, exposição ao risco de violência e possibilidade de vivência de atividades extraescolares como elementos que atuam como ativos ou passivos, os entrevistados indicam desde a organização familiar, especialmente o acompanhamento escolar provido por ela, até a infraestrutura do bairro como aspectos a serem considerados.

Palavras-chave : ESCOLA; RENDIMENTO ESCOLAR; AMBIENTE SOCIAL.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )