SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INFLUENCIAS EXTERNAS COMO ACTIVOS O PASIVOS EN LA ESCOLARIZACIÓN DE LOS ESTUDIANTESPAREJA DE DOBLE INGRESO Y CUIDADO INFANTIL: UNA MIRADA A LAS RELACIONES DE GÉNERO EN LOS HOGARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ALVIAREZ, Indira Carolina Granda  y  PAVA, Julián Andrés Loaiza de la. CRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07987.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147987.

As formas atuais de entender os fenômenos de acolhimento de crianças migrantes nas escolas públicas da América Latina são analisadas a partir de uma revisão da literatura acadêmica gerada sobre o assunto na região. Metodologicamente, um corpus composto por 60 obras publicadas entre 2014 e 2020 foi submetido a uma análise hermenêutica, a partir da qual foram caracterizados os sujeitos da infância migrante e seus territórios escolares, esboçando-se os cruzamentos e as fronteiras entre categorias compreensivas que explicam como as crianças migrantes e refugiadas são recebidas nos espaços escolares e nos sistemas educacionais regionais. Como conclusão, o consenso sobre os temas de inclusão e interculturalidade é problematizado.

Palabras clave : INFÂNCIA; MIGRAÇÃO; EDUCAÇÃO; AMÉRICA LATINA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )