SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INFLUÊNCIAS EXTERNAS COMO ATIVOS OU PASSIVOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTESCASAL COM DUPLA REMUNERAÇÃO E CUIDADOS INFANTIS: OBSERVANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS FAMÍLIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALVIAREZ, Indira Carolina Granda  e  PAVA, Julián Andrés Loaiza de la. CRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07987.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147987.

As formas atuais de entender os fenômenos de acolhimento de crianças migrantes nas escolas públicas da América Latina são analisadas a partir de uma revisão da literatura acadêmica gerada sobre o assunto na região. Metodologicamente, um corpus composto por 60 obras publicadas entre 2014 e 2020 foi submetido a uma análise hermenêutica, a partir da qual foram caracterizados os sujeitos da infância migrante e seus territórios escolares, esboçando-se os cruzamentos e as fronteiras entre categorias compreensivas que explicam como as crianças migrantes e refugiadas são recebidas nos espaços escolares e nos sistemas educacionais regionais. Como conclusão, o consenso sobre os temas de inclusão e interculturalidade é problematizado.

Palavras-chave : INFÂNCIA; MIGRAÇÃO; EDUCAÇÃO; AMÉRICA LATINA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )