SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51CASAL COM DUPLA REMUNERAÇÃO E CUIDADOS INFANTIS: OBSERVANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS FAMÍLIASLETRAMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E JAPÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LINARES, Ángela Saiz  e  LOPEZ, Noelia Ceballos. “NINGUÉM TEM AS PAREDES VERMELHAS”: A PESQUISA SOBRE AS GEOGRAFIAS ESCOLARES DA INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07921.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147921.

Esta pesquisa propõe a análise das geografias da infância escolarizada. São enunciados os resultados do primeiro ciclo de um estudo mais amplo, em torno da experiência dos alunos de 2 a 6 anos de 47 escolas, através da análise realizada pelos professores em formação sobre a forma como as crianças usam, interpretam e se relacionam no espaço escolar. A partir dos postulados da pesquisa qualitativa, são utilizados como estratégias o Map-making e a proposta de análise de espaços educativos de Trueba (2017). Os resultados dão visibilidade aos espaços utilizados pela infância, especialmente as salas de aula e o pátio, e a outros que são proibidos ou invisíveis, regiões de uso exclusivo dos adultos ou alunos mais velhos. As salas de aula destacam-se como um espaço escolhido pela sua significância, desenhadas a partir de parâmetros adultos distanciados dos critérios propostos por Trueba.

Palavras-chave : GEOGRAFIA HUMANA; ESCOLA; ENSINO DA PRIMEIRA INFÂNCIA; JOGOS INFANTIS.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )