SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE BRASIL Y JAPÓNCREENCIAS DE LOS ESTUDIANTES DEL MÁSTER DE SECUNDARIA EN ESPAÑA-PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia  y  KLEIMAN, Angela B.. O DIZER DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07039.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147039.

Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitário.

Palabras clave : LETRAMENTO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO INICIAL; ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )