SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E JAPÃOCRENÇAS DOS ALUNOS DO MESTRADO EM ENSINO SECUNDÁRIO EM ESPANHA-PORTUGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia  e  KLEIMAN, Angela B.. O DIZER DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07039.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147039.

Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitário.

Palavras-chave : LETRAMENTO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO INICIAL; ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )