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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VALENTE, Gabriela  e  DANTAS, Adriana Santiago Rosa. PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07327.  Epub 28-Maio-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147327.

A discriminação racial é uma prática social que tem origens históricas no Brasil. Sua presença é naturalizada no espaço escolar em virtude do racismo estrutural da sociedade brasileira. Este artigo procura responder à seguinte questão: Como os professores agem diante de situações de discriminação racial? A resposta a essa questão inspira-se na sociologia pragmática, a qual deu suporte teórico e metodológico para uma etnografia sociológica, que recolheu narrativas de professores, na forma de entrevistas, sobre as práticas docentes frente às situações reais nas quais a identidade racial é mobilizada. Além de ratificar a dificuldade dos professores em lidar com racismo como um reflexo da sociedade brasileira, os dados revelaram que o investimento na formação docente é mais produtivo quando os docentes possuem boas condições de trabalho.

Palavras-chave : DISCRIMINAÇÃO RACIAL; RACISMO; COMPORTAMENTO DO PROFESSOR; SOCIOLOGIA.

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