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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PADINHA, Thais Arantes  e  GOIA, Marisol Rodriguez. AS ESCOLAS PRIVADAS BILÍNGUES E A QUALIFICAÇÃO DOCENTE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07113.  Epub 28-Maio-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147113.

Em meio às tendências da rede privada de ensino no Brasil de atender à demanda das elites, o artigo discute a oferta de bilinguismo na educação infantil, analisando a qualificação exigida dos professores à luz das discussões sobre a estratificação horizontal do sistema de ensino superior brasileiro e seus efeitos para os cursos de Pedagogia. Foram realizadas entrevistas com representantes de cinco estabelecimentos em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro. Titulações, comprovação de proficiência, fluência “nativa” e habilidades práticas são requisitos básicos da qualificação docente para atuar com crianças de 0 a 5 anos. Evidencia-se que a tendência ao bilinguismo nas escolas privadas agrava as desigualdades de oportunidades entre os docentes.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO BILÍNGUE; EDUCAÇÃO INFANTIL; ESCOLA PRIVADA; TRABALHO DOCENTE.

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