SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PRIVATE BILINGUAL SCHOOLS AND TEACHER QUALIFICATIONSPROPOSAL FOR A TEACHER TURNOVER INDICATOR IN BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SILVA, Sandra Maria da  and  SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06970.  Epub May 28, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146970.

Este artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender como ocorreu a formação matemática de futuros pedagogos e pedagogas de um curso na modalidade a distância. Os dados foram produzidos com base em um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas e organizados e analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes têm dificuldades com o conteúdo matemático, embora se sintam preparados metodologicamente. Além disso, experiências de microagressões ao longo da trajetória escolar influenciaram negativamente a relação dos futuros pedagogos e pedagogas com a matemática. Os resultados indicam dificuldades na formação relacionadas à característica do curso, principalmente por uma necessidade da presença do professor e por um sentimento de solidão.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO BÁSICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )