SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LAS ESCUELAS PRIVADAS BILINGÜES Y LA CALIFICACIÓN DOCENTEPROPUESTA DE UN INDICADOR DE ROTACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Sandra Maria da  y  SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06970.  Epub 28-Mayo-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146970.

Este artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender como ocorreu a formação matemática de futuros pedagogos e pedagogas de um curso na modalidade a distância. Os dados foram produzidos com base em um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas e organizados e analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes têm dificuldades com o conteúdo matemático, embora se sintam preparados metodologicamente. Além disso, experiências de microagressões ao longo da trajetória escolar influenciaram negativamente a relação dos futuros pedagogos e pedagogas com a matemática. Os resultados indicam dificuldades na formação relacionadas à característica do curso, principalmente por uma necessidade da presença do professor e por um sentimento de solidão.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO BÁSICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )