SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PROPUESTA DE UN INDICADOR DE ROTACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN BÁSICA¿POR QUÉ PERMANECEN LOS DOCENTES PRINCIPIANTES EN LAS ESCUELAS CHILENAS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ALBA-EGUILUZ, Baikune De; ARRIAGA-SANZ, Cristina  y  RIANO-GALAN, María Elena. EXPERIÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DE NARRAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07388.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147388.

A música tem se mostrado um instrumento valioso para o autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Este estudo exploratório-descritivo investiga as experiências de vida musical de um grupo de estudantes de Formação de Professores do Ensino Fundamental [Grado de Maestro en Educación Primaria] da Universidad de Cantabria (Espanha), descrevendo os significados e vínculos dados à música em relação ao seu futuro trabalho docente, bem como as possíveis linhas de ação pedagógica. Através da narração de histórias autobiográficas e da reflexão em grupos de discussão, os resultados mostram a relevância da música em experiências anteriores e a identificação de emoções e sentimentos, fornecem informações sobre contextos e estilos, e oferecem uma concepção da música como um recurso educativo com forte potencial emocional e criativo.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO MUSICAL; NARRATIVAS PESSOAIS.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )