SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51EXPERIÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DE NARRAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESPASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SACCO, Alessandra Díaz. POR QUE OS PROFESSORES PRINCIPIANTES PERMANECEM NAS ESCOLAS CHILENAS?. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07843.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147843.

A pesquisa aprofunda a experiência da permanência de nove professores principiantes chilenos do ensino médio que lecionam em escolas vulneráveis. A partir de uma abordagem ecológica do trabalho docente e de uma metodologia biográfica narrativa são articuladas diversas dimensões da compreensão do fenômeno. Revelam-se quatro temas principais, como: história de vida, encontrando a origem da sustentação e do sentido profissional; o vínculo com os estudantes como raiz da permanência; a composição de um contexto escolar como protetor e facilitador do trabalho docente; e futuros imaginados na educação: propósitos e possibilidades de projeção. Os achados permitem avançar rumo a uma compreensão integrada e multidimensional da permanência nas escolas, que provê um fluxo de comunicação entre dimensões do âmbito pessoal dos professores que se entrelaçam com os entornos cotidianos, relacionais e sistêmicos nos quais a profissão se desenrola.

Palavras-chave : PERMANÊNCIA; MOBILIDADE DE PROFESSORES; INICIAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )