SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51POR QUE OS PROFESSORES PRINCIPIANTES PERMANECEM NAS ESCOLAS CHILENAS?DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FRAILE, Bienvenido Martín; PARRA-NIETO, Gabriel  e  RUBIO-MUNOZ, Francisco-Javier. PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08591.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148591.

A pesquisa tem como objetivo mostrar as chaves que têm guiado o desempenho do docente no passado, as que se manifestam no presente por meio da experiência do professor e as propostas que devem orientar o futuro da profissão. Para isso, tem se realizado uma dupla análise qualitativa e quantitativa em uma amostra de 658 docentes entrevistados, cujo exercício profissional aconteceu em várias regiões do noroeste da Espanha. A análise de frequências, mediante as tabelas de contingência, oferece dados sobre competências profissionais e formação do docente. Os resultados indicam diferenças em torno do gênero e da idade que se explanam pelo contexto histórico e educacional prévio e posterior ao franquismo, assim como pelas mudanças introduzidas ao longo da democracia.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIAS; FORMAÇÃO INICIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )