SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52FÚLVIA ROSEMBERG, IANSÃ, TODA CALIBÃDISCURSIVIDAD EDUCATIVA CONTEMPORÁNEA: UN ENFOQUE EXPLORATORIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MAINARDES, Jefferson. GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08532.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148532.

Este artigo visa a contribuir para as discussões sobre grupos de pesquisa na área de educação e possi- bilidades metodológicas para a pesquisa sobre eles. A partir de literatura internacional especializada, o texto apresenta aspectos sobre a relevância dos grupos e um breve histórico dos grupos de pesquisa no Brasil, a situação da pesquisa sobre esses grupos da área de educação e as possibilidades de investigação. Foram delineadas cinco áreas de investigação, estruturadas em três níveis de abordagem: macro, meso e micro. Argumenta-se em favor da relevância de pesquisas sobre a temática, considerando que, ao lado das disciplinas na pós-graduação, sessões de orientação e participação em eventos científicos, grupos de pesquisa são espaços fundamentais para a aquisição do habitus científico.

Palabras clave : GRUPO DE TRABALHO; PESQUISA EM EDUCAÇÃO; HABITUS CIENTÍFICO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )