SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52FÚLVIA ROSEMBERG, IANSÃ, TODA CALIBÃA DISCURSIVIDADE EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA: UMA APROXIMAÇÃO EXPLORATÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MAINARDES, Jefferson. GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08532.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148532.

Este artigo visa a contribuir para as discussões sobre grupos de pesquisa na área de educação e possi- bilidades metodológicas para a pesquisa sobre eles. A partir de literatura internacional especializada, o texto apresenta aspectos sobre a relevância dos grupos e um breve histórico dos grupos de pesquisa no Brasil, a situação da pesquisa sobre esses grupos da área de educação e as possibilidades de investigação. Foram delineadas cinco áreas de investigação, estruturadas em três níveis de abordagem: macro, meso e micro. Argumenta-se em favor da relevância de pesquisas sobre a temática, considerando que, ao lado das disciplinas na pós-graduação, sessões de orientação e participação em eventos científicos, grupos de pesquisa são espaços fundamentais para a aquisição do habitus científico.

Palavras-chave : GRUPO DE TRABALHO; PESQUISA EM EDUCAÇÃO; HABITUS CIENTÍFICO.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )