SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GRUPOS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN COMO OBJETO DE ESTUDIOGROUNDED THEORY PARA PRINCIPIANTES: CONTRIBUCIÓN A LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

AQUINO, Julio Groppa. A DISCURSIVIDADE EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA: UMA APROXIMAÇÃO EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08804.  Epub 28-Abr-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148804.

A presente investigação propõe-se a analisar a discursividade educacional contemporânea mediante uma imersão exploratória em 1.165 entrevistas concedidas por expoentes do campo educacional e de outros afins, constantes de dez revistas brasileiras de divulgação pedagógica, entre 1986 e 2019. Com base na teorização foucaultiana, o estudo mobilizou duas estratégias na análise dos dados referentes aos depoentes e às temáticas abordadas, com destaque para o procedimento de catalogação de alguns enunciados-chave que atravessaram o arquivo investigado. Os resultados da investigação apontam para a circulação de certas racionalidades normativas na esteira de múltiplos chamamentos aos profissionais, gerando efeitos insuspeitos sobre o éthos educativo.

Palabras clave : IMPRENSA EDUCACIONAL; REVISTAS DE EDUCAÇÃO; DISCURSO; CONTEXTO DA EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )