SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDOGROUNDED THEORY PARA INICIANTES: CONTRIBUTO PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. A DISCURSIVIDADE EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA: UMA APROXIMAÇÃO EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08804.  Epub 28-Abr-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148804.

A presente investigação propõe-se a analisar a discursividade educacional contemporânea mediante uma imersão exploratória em 1.165 entrevistas concedidas por expoentes do campo educacional e de outros afins, constantes de dez revistas brasileiras de divulgação pedagógica, entre 1986 e 2019. Com base na teorização foucaultiana, o estudo mobilizou duas estratégias na análise dos dados referentes aos depoentes e às temáticas abordadas, com destaque para o procedimento de catalogação de alguns enunciados-chave que atravessaram o arquivo investigado. Os resultados da investigação apontam para a circulação de certas racionalidades normativas na esteira de múltiplos chamamentos aos profissionais, gerando efeitos insuspeitos sobre o éthos educativo.

Palavras-chave : IMPRENSA EDUCACIONAL; REVISTAS DE EDUCAÇÃO; DISCURSO; CONTEXTO DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )