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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SILVA, Nuno Miranda e. GROUNDED THEORY PARA INICIANTES: CONTRIBUTO PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08563. Epub 18-Mayo-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148563.
A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge.
Palabras clave : GROUNDED THEORY; PESQUISA QUALITATIVA; EDUCAÇÃO; METODOLOGIA DA PESQUISA.