SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52A DISCURSIVIDADE EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA: UMA APROXIMAÇÃO EXPLORATÓRIAGRUPOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE ORIENTADORES: DEPOIMENTOS DE PESQUISADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SILVA, Nuno Miranda e. GROUNDED THEORY PARA INICIANTES: CONTRIBUTO PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08563.  Epub 18-Maio-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148563.

A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge.

Palavras-chave : GROUNDED THEORY; PESQUISA QUALITATIVA; EDUCAÇÃO; METODOLOGIA DA PESQUISA.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )