SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ETHNOGRAPHY WITH CHILDREN IN TIMES OF PANDEMIC: AN ETHICAL AND METHODOLOGICAL REFLECTIONMILITARIZATION OF PUBLIC EDUCATION IN BRAZIL IN 2019: ANALYSIS OF THE NATIONAL SCENARIO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GUERRES-ZUCCO, Dirce; ZANELLA, Andreia  and  COUTINHO, Angela Scalabrin. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e07958.  Epub Feb 01, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147958.

O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de qualidade para a educação infantil. Propõe-se a identificar, descrever e comparar diferentes modelos de avaliação da qualidade da educação infantil, analisando sua adequação para aplicação na rede municipal de ensino de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Dentre os modelos analisados, dois mostraram maior coerência teórico-metodológica ao contexto, por se basearem no acesso, insumos e processos e preverem a participação da comunidade educativa. A implementação e gestão de um sistema de avaliação requer indissociabilidade entre política de avaliação e instrumentos de avaliação por meio da intersetorialidade, fomentados por políticas públicas para infância a fim de atender aos parâmetros de qualidade da educação infantil.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )