SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ETNOGRAFÍA CON NIÑOS EN TIEMPOS DE PANDEMIAS: UNA REFLEXIÓN ÉTICO-METODOLÓGICAMILITARIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN BRASIL EN 2019: ANÁLISIS DEL ESCENARIO NACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GUERRES-ZUCCO, Dirce; ZANELLA, Andreia  y  COUTINHO, Angela Scalabrin. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e07958.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147958.

O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de qualidade para a educação infantil. Propõe-se a identificar, descrever e comparar diferentes modelos de avaliação da qualidade da educação infantil, analisando sua adequação para aplicação na rede municipal de ensino de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Dentre os modelos analisados, dois mostraram maior coerência teórico-metodológica ao contexto, por se basearem no acesso, insumos e processos e preverem a participação da comunidade educativa. A implementação e gestão de um sistema de avaliação requer indissociabilidade entre política de avaliação e instrumentos de avaliação por meio da intersetorialidade, fomentados por políticas públicas para infância a fim de atender aos parâmetros de qualidade da educação infantil.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )