SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52INSTRUMENTOS DE EVALUACIÓN Y PARÁMETROS DE CALIDAD PARA LA EDUCACIÓN INFANTILMAPEO E IMPORTANCIA DE PROYECTOS PARA LA EQUIDAD DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN STEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SANTOS, Eduardo Junio Ferreira  y  ALVES, Miriam Fábia. MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL EM 2019: ANÁLISE DO CENÁRIO NACIONAL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09144.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149144.

Recorte de uma pesquisa de mestrado, este artigo aborda os processos de militarização das escolas públicas brasileiras até dezembro de 2019. Para isso, apresenta-se um mapeamento indicando as respectivas unidades federativas das escolas, suas vinculações administrativas (municipais ou estaduais) e corpo militar responsável pela tutela da unidade após a militarização (polícia militar, corpo de bombeiro militar ou outro arranjo militarizado). Trata-se, portanto, de uma abordagem panorâmica, focada em exposição e análise nacional dos dados. A sistematização dos dados demonstra uma preponderância das escolas militarizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Constata-se, portanto, que até 2019 se tratava de uma política mais difundida nas localidades mais pobres do país.

Palabras clave : EDUCAÇÃO MILITAR; ESCOLA MILITAR; EDUCAÇÃO CÍVICA; DIFERENCIAÇÃO.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )