SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MILITARIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN BRASIL EN 2019: ANÁLISIS DEL ESCENARIO NACIONALREVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA BRASILEÑA SOBRE DIRECTORES ESCOLARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

REZNIK, Gabriela  y  MASSARANI, Luisa. MAPEAMENTO E IMPORTÂNCIA DE PROJETOS PARA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM STEM. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09179.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149179.

Neste artigo, mapeamos os projetos contemplados nas chamadas do Conselho Nacional de Desen- volvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de 2013 e de 2018, e buscamos compreender, por entrevistas a cinco coordenadoras, suas percepções sobre a importância dos projetos. Identificamos a capilaridade no país e o aumento da liderança feminina nos projetos contemplados em 2018. Apontamos a dimensão social, formativa e pessoal na narrativa das coordenadoras sobre a importância dos projetos na atuação em áreas de vulnerabilidade social, na formação de futuros docentes e na relação universidade-escola, e a incorporação de uma perspectiva feminista interseccional nas políticas de equidade de gênero na educação em ciências.

Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; EQUIDADE; EDUCAÇÃO STEM; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )