SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MAPEO E IMPORTANCIA DE PROYECTOS PARA LA EQUIDAD DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN STEMHOMESCHOOLING, ENSEÑANZA DE CONTROVERSIAS Y EL NUEVO CONSERVADURISMO BRASILEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SIMIELLI, Lara. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE DIRETORES ESCOLARES. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08984.  Epub 04-Oct-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148984.

Este artigo tem por objetivo identificar quais são as características centrais da produção sobre diretores escolares no Brasil nas últimas três décadas. Foram analisados 40 estudos, em um universo de 691 trabalhos sobre gestão escolar, publicados no país de 1989 a 2019. As pesquisas foram elaboradas por 65 autores, provenientes de 37 instituições, majoritariamente da região Sudeste, e trataram de sete categorias centrais, sendo a seleção e formação dos diretores a que concentrou o maior número de estudos. Utilizaram, por fim, em sua maior parte, metodologia qualitativa, com foco na análise documental e na análise de discurso.

Palabras clave : LIDERANÇA ESCOLAR; GESTÃO ESCOLAR; DIRETOR ESCOLAR; REVISÃO SISTEMÁTICA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )