SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA BRASILEÑA SOBRE DIRECTORES ESCOLARESEL ABANDONO DEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA EDUCACIÓN FÍSICA DEL NOVO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MOREIRA, Helce Amanda; MOURA, Fernanda  y  TEIXEIRA, Pedro. HOMESCHOOLING, ENSINO DE CONTROVÉRSIAS E O NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09693.  Epub 22-Nov-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149693.

O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática, e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. Em 2019, o governo federal instituiu como principal pauta para a educação a regulamentação do homeschooling. O artigo tem por objetivo discutir a viabilidade do ensino de controvérsias no homeschooling. Para isso realizam-se uma investigação bibliográfica sobre o ensino de temas controversos e o homeschooling, e uma análise de documentos legais e de associações pró-homeschooling. Os resultados indicam que o ensino de controvérsias é dever da educação brasileira e incompatível com o homeschooling. Concluímos que o homeschooling constitui uma ameaça para a educação democrática e para a democracia em si.

Palabras clave : HOMESCHOOLING; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EDUCAÇÃO CONSERVADORA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )