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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MOREIRA, Helce Amanda; MOURA, Fernanda  e  TEIXEIRA, Pedro. HOMESCHOOLING, ENSINO DE CONTROVÉRSIAS E O NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09693.  Epub 22-Nov-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149693.

O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática, e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. Em 2019, o governo federal instituiu como principal pauta para a educação a regulamentação do homeschooling. O artigo tem por objetivo discutir a viabilidade do ensino de controvérsias no homeschooling. Para isso realizam-se uma investigação bibliográfica sobre o ensino de temas controversos e o homeschooling, e uma análise de documentos legais e de associações pró-homeschooling. Os resultados indicam que o ensino de controvérsias é dever da educação brasileira e incompatível com o homeschooling. Concluímos que o homeschooling constitui uma ameaça para a educação democrática e para a democracia em si.

Palavras-chave : HOMESCHOOLING; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EDUCAÇÃO CONSERVADORA.

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