SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HOMESCHOOLING, THE TEACHING OF CONTROVERSIAL ISSUES AND THE NEW BRAZILIAN CONSERVATISMACCESS TO DAYCARE IN BRAZILIAN MUNICIPALITIES: POSSIBILITIES FOR MONITORING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SCAPIN, Gislei José  and  FERREIRA, Liliana Soares. O ABANDONO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09413.  Epub Mar 27, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149413.

Sob a perspectiva do mundo do trabalho, são analisadas neste artigo as implicações das atuais reformas educacionais no desenvolvimento do trabalho pedagógico em educação física no Novo Ensino Médio. A produção de dados assentou-se em um estudo descritivo com análise dialética das recentes políticas educacionais. A análise está organizada em dois momentos: apresentou- -se o entendimento de trabalho pedagógico e situou-se o trabalho pedagógico na educação física; prospectou-se o abandono do trabalho pedagógico do componente no novo currículo no escopo do projeto dominante de sociedade. Concluiu-se que o trabalho pedagógico na educação física no Novo Ensino Médio encontra-se comprometido, em razão da reestruturação do mundo do trabalho com mediações das reformas educacionais.

Keywords : TRABALHO PEDAGÓGICO; REFORMA DA EDUCAÇÃO; MUNDO DO TRABALHO; EDUCAÇÃO FÍSICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )