SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HOMESCHOOLING, ENSEÑANZA DE CONTROVERSIAS Y EL NUEVO CONSERVADURISMO BRASILEÑOACCESO A GUARDERÍAS EN LOS MUNICIPIOS DE BRASIL: POSIBILIDADES DE MONITOREO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SCAPIN, Gislei José  y  FERREIRA, Liliana Soares. O ABANDONO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09413.  Epub 27-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149413.

Sob a perspectiva do mundo do trabalho, são analisadas neste artigo as implicações das atuais reformas educacionais no desenvolvimento do trabalho pedagógico em educação física no Novo Ensino Médio. A produção de dados assentou-se em um estudo descritivo com análise dialética das recentes políticas educacionais. A análise está organizada em dois momentos: apresentou- -se o entendimento de trabalho pedagógico e situou-se o trabalho pedagógico na educação física; prospectou-se o abandono do trabalho pedagógico do componente no novo currículo no escopo do projeto dominante de sociedade. Concluiu-se que o trabalho pedagógico na educação física no Novo Ensino Médio encontra-se comprometido, em razão da reestruturação do mundo do trabalho com mediações das reformas educacionais.

Palabras clave : TRABALHO PEDAGÓGICO; REFORMA DA EDUCAÇÃO; MUNDO DO TRABALHO; EDUCAÇÃO FÍSICA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )