SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HOMESCHOOLING, ENSINO DE CONTROVÉRSIAS E O NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIROACESSO À CRECHE NOS MUNICÍPIOS DO BRASIL: POSSIBILIDADES PARA O MONITORAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SCAPIN, Gislei José  e  FERREIRA, Liliana Soares. O ABANDONO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO NOVO ENSINO MÉDIO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09413.  Epub 27-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149413.

Sob a perspectiva do mundo do trabalho, são analisadas neste artigo as implicações das atuais reformas educacionais no desenvolvimento do trabalho pedagógico em educação física no Novo Ensino Médio. A produção de dados assentou-se em um estudo descritivo com análise dialética das recentes políticas educacionais. A análise está organizada em dois momentos: apresentou- -se o entendimento de trabalho pedagógico e situou-se o trabalho pedagógico na educação física; prospectou-se o abandono do trabalho pedagógico do componente no novo currículo no escopo do projeto dominante de sociedade. Concluiu-se que o trabalho pedagógico na educação física no Novo Ensino Médio encontra-se comprometido, em razão da reestruturação do mundo do trabalho com mediações das reformas educacionais.

Palavras-chave : TRABALHO PEDAGÓGICO; REFORMA DA EDUCAÇÃO; MUNDO DO TRABALHO; EDUCAÇÃO FÍSICA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )