SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ACESSO À CRECHE NOS MUNICÍPIOS DO BRASIL: POSSIBILIDADES PARA O MONITORAMENTOREFORMA TRABALHISTA E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CASTRO, Vanessa Soares de; ROSO, Adriane  e  GONCALVES, Camila dos Santos. CONFLITOS E MEDIAÇÕES: ALTERIDADE NO CONTEXTO DO FEMINISMO ESTUDANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08539.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148539.

Neste artigo, refletimos sobre a função da alteridade na construção do ativismo de um coletivo feminista estudantil inserido em uma instituição federal de educação. Trata-se de uma pesquisa participante, cujo corpus de análise é constituído por diário de campo, análise documental e roda de conversa. A pesquisa situa-se no campo da Psicologia Social, sustentando-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria das Minorias Ativas, em conversa com teóricas feministas. Observamos que as relações de alteridade formam um ponto nevrálgico na criação e atuação do coletivo feminista participante no ambiente escolar. Concluímos que a atuação das jovens enquanto uma minoria ativa cumpriu papel central para que o coletivo alcançasse seus objetivos e fortalecesse sua identificação com o feminismo.

Palavras-chave : ALTERIDADE; CONFLITO SOCIAL; MOVIMENTOS SOCIAIS: EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA SOCIAL.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )