SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52IMPLEMENTACIóN DE PERSPECTIVAS DE GéNERO EN LOS ESTUDIOS DE COMUNICACIóN SOCIALESTUDIANTES GRADUADAS DE INGENIERÍA MECÁNICA: UN ENFOQUE EXPLORATORIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RAMOS, Iasmin; SILVA, Andrey Camurça da  y  PANTOJA, Glauco Cohen F.. GÊNERO E RAÇA: UM ESTUDO SOBRE AUTOEFICÁCIA EM FÍSICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08465.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148465.

As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.

Palabras clave : AUTOEFICÁCIA; FÍSICA; RELAÇÕES DE GÊNERO; RAÇA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )