SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GENDER AND RACE: A STUDY OF SELF-EFFICACY IN PHYSICS AMONG UNIVERSITY STUDENTSWOMEN IN STEM: A BRAZILIAN STUDY IN THE DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  and  FREITAS, Mayanne Júlia Tomaz. ALUNAS EGRESSAS DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09076.  Epub June 03, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149076.

Com base em dados quantitativos, entrevistas e referências dos estudos de gênero, ciência e tecnologia, e da sociologia da educação e do trabalho, o texto aborda a raridade de mulheres como alunas e professoras no curso de Engenharia Mecânica em uma instituição de educação superior nordestina. Seis alunas que ingressaram no curso em 2012 são acompanhadas até o presente. A aná- lise sobre suas trajetórias, obstáculos enfrentados e perspectivas pessoais e profissionais ilustra como o filtro de gênero atua na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e indica os desafios da inclusão da perspectiva de gênero para o alcance da paridade de sexo na educação superior e no mercado de trabalho.

Keywords : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO SUPERIOR; ALUNA EGRESSA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )