SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GÉNERO Y RAZA: UN ESTUDIO SOBRE LA AUTOEFICACIA EN FÍSICA DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOSMUJERES EN STEM: UN ESTUDIO BRASILEÑO EN EL DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  y  FREITAS, Mayanne Júlia Tomaz. ALUNAS EGRESSAS DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09076.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149076.

Com base em dados quantitativos, entrevistas e referências dos estudos de gênero, ciência e tecnologia, e da sociologia da educação e do trabalho, o texto aborda a raridade de mulheres como alunas e professoras no curso de Engenharia Mecânica em uma instituição de educação superior nordestina. Seis alunas que ingressaram no curso em 2012 são acompanhadas até o presente. A aná- lise sobre suas trajetórias, obstáculos enfrentados e perspectivas pessoais e profissionais ilustra como o filtro de gênero atua na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e indica os desafios da inclusão da perspectiva de gênero para o alcance da paridade de sexo na educação superior e no mercado de trabalho.

Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO SUPERIOR; ALUNA EGRESSA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )