SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GÊNERO E RAÇA: UM ESTUDO SOBRE AUTOEFICÁCIA EM FÍSICA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOSMULHERES NAS STEM: UM ESTUDO BRASILEIRO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  e  FREITAS, Mayanne Júlia Tomaz. ALUNAS EGRESSAS DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09076.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149076.

Com base em dados quantitativos, entrevistas e referências dos estudos de gênero, ciência e tecnologia, e da sociologia da educação e do trabalho, o texto aborda a raridade de mulheres como alunas e professoras no curso de Engenharia Mecânica em uma instituição de educação superior nordestina. Seis alunas que ingressaram no curso em 2012 são acompanhadas até o presente. A aná- lise sobre suas trajetórias, obstáculos enfrentados e perspectivas pessoais e profissionais ilustra como o filtro de gênero atua na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e indica os desafios da inclusão da perspectiva de gênero para o alcance da paridade de sexo na educação superior e no mercado de trabalho.

Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO SUPERIOR; ALUNA EGRESSA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )