SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ESTUDIANTES GRADUADAS DE INGENIERÍA MECÁNICA: UN ENFOQUE EXPLORATORIO¿MÉRITO O CUNA? ORIGEN SOCIAL Y DESEMPEÑO EN EL ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

IWAMOTO, Helga Midori. MULHERES NAS STEM: UM ESTUDO BRASILEIRO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09301.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149301.

A Organização das Nações Unidas (ONU) defende a inclusão de mulheres nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM) como um pilar para o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (igualdade de gênero). Apesar de as mulheres terem alcançado, na média mundial, uma maior escolaridade que os homens, ainda auferem menor remuneração no mercado de trabalho. A organização relata ainda que a maior parte das mulheres está em carreiras fora das STEM, com remunerações tradicionalmente inferiores. Este estudo busca levantar as publicações brasileiras envolvendo mulheres nas STEM no Diário Oficial da União, de forma a verificar se as diretrizes nacionais e internacionais estão sendo levadas a cabo na instituição de políticas públicas.

Palabras clave : MULHERES; STEM; CIÊNCIAS; TECNOLOGIAS.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )