Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHAES, Flávio y RIBEIRO, Carlos A. C.. MÉRITO OU BERÇO? ORIGEM SOCIAL E DESEMPENHO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09528. Epub 01-Sep-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149528.
Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.
Palabras clave : RENDIMENTO ESCOLAR; MERITOCRACIA; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; REPRODUÇÃO SOCIAL.