SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MULHERES NAS STEM: UM ESTUDO BRASILEIRO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃOPERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE INDISCIPLINA DE MENINAS E MENINOS NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHAES, Flávio  e  RIBEIRO, Carlos A. C.. MÉRITO OU BERÇO? ORIGEM SOCIAL E DESEMPENHO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09528.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149528.

Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

Palavras-chave : RENDIMENTO ESCOLAR; MERITOCRACIA; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; REPRODUÇÃO SOCIAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )