SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52¿MÉRITO O CUNA? ORIGEN SOCIAL Y DESEMPEÑO EN EL ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOREL ABANDONO ESCOLAR DESDE LA INTERSECCIONALIDAD: EL GÉNERO MARCA DIFERENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Luciano Campos da  y  PEREIRA, Edilaine Aparecida dos Santos. PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE INDISCIPLINA DE MENINAS E MENINOS NA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e07446.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147446.

O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.

Palabras clave : INDISCIPLINA ESCOLAR; DIFERENÇA DE GÊNERO; ENSINO FUNDAMENTAL.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )