SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MÉRITO OU BERÇO? ORIGEM SOCIAL E DESEMPENHO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIORO ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE: O GÊNERO MARCA DIFERENÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SILVA, Luciano Campos da  e  PEREIRA, Edilaine Aparecida dos Santos. PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE INDISCIPLINA DE MENINAS E MENINOS NA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e07446.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147446.

O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.

Palavras-chave : INDISCIPLINA ESCOLAR; DIFERENÇA DE GÊNERO; ENSINO FUNDAMENTAL.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )