SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE INDISCIPLINA DE MENINAS E MENINOS NA ESCOLAHISTÓRIA DE UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL: A MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DA DITADURA FRANQUISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

RECIO, Rosa Vázquez; CALVO-GARCIA, Guadalupe  e  LOPEZ-GIL, Mónica. O ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE: O GÊNERO MARCA DIFERENÇAS. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08553.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148553.

O trabalho aborda o abandono educativo, tema de interesse em nível nacional e internacional. Esse constructo responde a formas de entender a excelência no âmbito das hierarquias (sociais, educacionais ou culturais). Interessa-nos sua análise com base em um olhar interseccional, na qual sem dúvida o gênero desempenha um papel chave. A análise é realizada a partir da pesquisa qualitativa, escutando as vozes de 18 garotas de 12 a 16 anos, nascidas em Cádiz (Espanha), que abandonaram o sistema educativo; o acesso a elas foi realizado através de entrevistas semiestru- turadas. Foi aplicado o Nvivo11 no tratamento dos dados. As jovens participantes mostram que o gênero é determinante: a responsabilidade pelo cuidado ou os papéis estereotipados, entre outros elementos, são motivos para o abandono.

Palavras-chave : ABANDONO ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; INTERSECCIONALIDADE; PESQUISA QUALITATIVA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )