SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52EL ABANDONO ESCOLAR DESDE LA INTERSECCIONALIDAD: EL GÉNERO MARCA DIFERENCIASMULTICULTURALIDAD Y EDUCACIÓN ARTÍSTICA EN EL CURRÍCULUM DE EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

NOBLET, Bertrand. HISTÓRIA DE UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL: A MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DA DITADURA FRANQUISTA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08781.  Epub 18-Mayo-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148781.

A contrarrevolução de gênero, impulsionada pela ditadura franquista, também se concretiza nos livros didáticos de História. O estudo quantitativo das mulheres nessas obras não demonstra apenas a redução da sua presença, mas também o reforço dos estereótipos que justificam seu distanciamento do poder. Os livros didáticos reafirmam a vocação materna das mulheres, fundamento de sua vocação à renúncia e ao amor. Recriam uma feminilidade feita de beleza, de irracionalidade e de fragilidade. As mulheres de poder ou de ação devem ser domesticadas e retornar o quanto antes ao âmbito privado: sua intervenção na história só pode ser excepcional e fugaz, pois é importante que não adquira um valor exemplar, para não colocar em risco as fronteiras entre os gêneros.

Palabras clave : LIVRO DIDÁTICO; MULHER; HISTÓRIA; SOCIALIZAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )