SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HISTORIA DE UNA CONSTRUCCIÓN SOCIAL: LA MUJER EN LOS MANUALES DE LA DICTADURA FRANQUISTAGÉNERO Y PREESCOLAR: EXPERIENCIAS Y ESTRATEGIAS DE HOMBRES EDUCADORES DE LA NIÑEZ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OLIVER-BARCELO, Mar; FERRER-RIBOT, Maria  y  MOREY-LOPEZ, Mercè. MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08865.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148865.

Este estudo explora a educação artística nos currículos de educação infantil em dez países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua e República Dominicana - a partir das teorias da pedagogia crítica e do multiculturalismo. Para esse fim, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo dos currículos e 25 entrevistas com especialistas. Os resultados indicam que a abordagem multicultural está geralmente presente nos currículos latino- -americanos, mas, apesar disso, em muitos casos não é transferida para o campo artístico. É proposto incorporar o trabalho com valores na educação artística e fortalecer o conceito de identidade híbrida e diversificada; para isso, é necessário reforçar a formação de professores.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )