SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52HISTÓRIA DE UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL: A MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS DA DITADURA FRANQUISTAGÊNERO E PRÉ-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE HOMENS EDUCADORES DE INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OLIVER-BARCELO, Mar; FERRER-RIBOT, Maria  e  MOREY-LOPEZ, Mercè. MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08865.  Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148865.

Este estudo explora a educação artística nos currículos de educação infantil em dez países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua e República Dominicana - a partir das teorias da pedagogia crítica e do multiculturalismo. Para esse fim, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo dos currículos e 25 entrevistas com especialistas. Os resultados indicam que a abordagem multicultural está geralmente presente nos currículos latino- -americanos, mas, apesar disso, em muitos casos não é transferida para o campo artístico. É proposto incorporar o trabalho com valores na educação artística e fortalecer o conceito de identidade híbrida e diversificada; para isso, é necessário reforçar a formação de professores.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; CURRÍCULO; EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )